Copy of Ano Universal 9-  O Ano do Eremita  1

03/06/2025


"Os lábios da sabedoria estão fechados,excepto aos ouvidos do entendimento". - Três Iniciados


O Eremita representa arquetipicamente a energia universal deste ano de 2025.
Já nos encontramos a meio do ano,e eu creio que é precisamente nesta altura que sentimos com maior força e impacto os seus grandes desafios e oportunidades.
Podemos entender o Eremita como aquele que inicia ou finaliza um caminho de amadurecimento e evolução de consciência.
Se por um lado representa o início de um caminho de busca pela sabedoria, por outro finaliza uma etapa, numa preparação para uma outra que se quer mais sábia,madura,consciente e altruísta.
É importante que saibamos que todos os desafios e oportunidades que a vida traz durante este ano tem como objectivo a integração destes aspectos na nossa jornada.
Sábio,consciente,maduro, altruísta mas não ingénuo,confiante mas não crédulo,o Eremita é o
'Louco' que envelheceu,amadureceu, tomou consciência total de si mesmo, e sabe que a jornada será sempre interior.
Neste processo, julgo ser também de suma importância questionar-nos sobre a palavra Amor. Que é o Amor para nós?
A vibração 9 é não raras vezes associada ao amor universal e incondicional. É certo. O 9 é 'grande'. É a vibração relacionada às comunidades, às instituições de caridade, ao desapego (ou à sua necessidade), ao perdão, á consciência de que só nos podemos entender na medida do quanto de nós colocamos nos outros e no mundo.
Tempo é também um dos assuntos chave deste ano. O que faço com ele? Quanto tempo tenho? O que quero dizer quando digo que não tenho tempo?
Escutar o outro exige tempo e tantas vezes temos pressa.
Relacionar-mo-nos com o outro exige entrega e tantas vezes somos egoístas.
Confiar no outro exige coragem e tantas vezes somos fracos. 
Talvez um bom exercício a que podemos recorrer durante esta travessia 9, é perguntar-mo-nos o que o Eremita faria no nosso lugar.
 Creio que ele escutaria sem interromper quem viesse ao seu encontro,deixando que as palavras fizessem eco na alma. Estaria atento a cada pormenor. Respiraria profundamente, e aconselharia sem impor,relacionar-se-ia sem cobrar,desfrutaria de todos os momentos sem euforias inúteis. Talvez nos convidasse para um passeio nas montanhas ao entardecer. Talvez nos deixasse pegar por breves momentos no seu caduceu,para logo a seguir chegarmos à compreensão que cada um tem de ter a coragem de fabricar o seu próprio, pois ele é único e intransmissível. Quando se fizesse escuro,acenderia a sua lâmpada, e contaria algumas histórias do seu passado e juntos poderiamos escutar o silêncio. 
Ah.. o silêncio!
A benção de partilhar o silêncio junto de alguém. E quando esse silêncio não se fizer  constrangedor, então saberemos que é aí e só aí que nasce a verdadeira intimidade.
Que todos levemos neste ano o nosso Eremita interior a onde quer que vamos.  

(Nota: na imagem que aparece em miniatura está representado Hermes Trismegisto,o 3 X Grande ou 3X Iniciado. É de notar que esta figura mitológica ou real está retratada na propria Bíblia Sagrada,em algumas personagens do Antigo Testamento,na pessoa de Melquesedec,o Sacerdote do Altíssimo, ou Sacerdote dos Sacerdotes, aquele que não foi gerado,mas que se gerou a si mesmo. Outros apontam Moisés, Adão, Noé ou Enoque como personagens que representam Hermes Trismegisto. 
As semelhanças com o Arcano 9, O Eremita, (3X3=9)  são de facto intrigantes.
As varias leis herméticas ou leis de Hermes Trimegisto,resumidas no livro o Caibalion, podem também,de forma profunda e mística, representar os grandes temas do Arcano 9.
Um tema sem dúvida fascinante,que requer estudo, análise e aprofundamento.)

 



 
 

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started